Pages

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pacotão da F-1: no 'festival de pneus furados', azar de uns e sorte de Nico

Problemas com compostos roubam a cena na Inglaterra e afetam Massa, Hamilton, Pérez e Vergne. Quebra de Vettel deixa vitória no colo de Rosber

 
O grande personagem do GP da Inglaterra (confira o resultado) deste domingo não foi o vencedor Nico Rosberg, nem o tricampeão Sebastian Vettel, muito menos o ídolo local Lewis Hamilton. Foram os pneus que chamaram mais atenção em Silverstone. Só que negativamente. Furos de compostos prejudicaram as corridas de Felipe Massa, Hamilton, Sergio Pérez e Jean-Eric Vergne. Mas uma vitória, um pódio ou um bom resultado perdido não era o maior problema. O incidente crônico colocou a segurança dos pilotos em risco. Os compostos – sempre o traseiro esquerdo – simplesmente se desintegravam repentinamente com os pilotos a quase 300 km/h. A Pirelli, fornecedora única da F-1, está investigando o episódio e foi convocada pela FIA para uma reunião de emergência na quarta-feira em Nurburgring, palco do GP da Alemanha. Pilotos e equipes classificaram os incidentes como “inaceitáveis”, exigem explicações rápidas. Alguns não descartam até um boicote na corrida do próximo fim de semana, como alerta Felipe Massa.
Detalhe de como ficou o pneu de Felipe Massa no GP da Inglaterra (Foto: AFP)Detalhe de como ficou o pneu de Felipe Massa no GP da Inglaterra (Foto: AFP)
Mas mesmo ofuscados pela polêmica, grandes momentos também marcaram a corrida, como a épica largada de Felipe Massa, a boa atuação de Mark Webber e até a simpatia da ex-Spice Girl Geri Halliwell nos boxes da RBR.
Confira os destaques positivos e negativos da prova:
Primeiro, foi o pneu traseiro esquerdo de Lewis Hamilton que estourou e se desintegrou completamente. Depois, foi a vez de Felipe Massa, que chegou a rodar e sair da pista. Passadas algumas voltas, o mesmo aconteceu com Jean-Eric Vergne e, já no fim da corrida, com Sergio Pérez. Por sorte, ninguém chegou a bater ou se acidentar de maneira mais grave. Mas a falta de segurança aos pilotos marcou negativamente o GP da Inglaterra na história da F-1.
Mosaico GP da Inglaterra pneus furados (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Largada épica de Felipe Massa
O pneu furado foi um duro golpe em uma corrida que tinha tudo para ter sido inesquecível para Massa. Depois de obter apenas o 11º lugar no grid, o brasileiro protagonizou uma largada antológica, na qual passou seis adversários. Mas na décima volta, quando estava na quarta posição, seu pneu estourou repentinamente no meio de uma curva. Ele rodou, precisou ir para os boxes e caiu para último. Mesmo assim, ainda conseguiu fazer uma bela corrida de recuperação para receber a bandeirada em sexto. Após a prova, Massa lamentou que o furo no pneu lhe custou um lugar entre os três primeiros.
- Eu conseguiria um pódio. Fiquei desapontado por não ter conseguido o que queria. Principalmente porque não foi culpa minha ou da equipe, mas por uma questão inaceitável com pneus – disparou.

0 comentários:

Postar um comentário